Osteoartrite

Podemos entender a osteoartrite, também chamada de osteoartrose, como uma lesão da cartilagem das articulações (uma ou várias), aumentando o atrito durante o movimento, o que inflama as estruturas anatômicas ao seu redor, causando dor, inchaço, rigidez e um ciclo vicioso de autoperpetuação, geralmente de caráter progressivo.

A osteoartrite pode ser originada de diversas formas:

  • Doenças reumatológicas, vão gerar inicialmente uma inflamação nas articulações, que causará a lesão inicial da cartilagem. Normalmente acomete mais de uma articulação.
  • Infecções, a pioartrite ou artrite séptica, um germe bacteriano, fúngico ou raramente viral, infecta a articulação e degrada a cartilagem.
  • Degenerativa, o uso contínuo e prolongado das articulações ao longo da nossa vida implica em um desgaste da cartilagem, podendo acarretar a osteoartrite sintomática.
  • Traumáticas, lesões diretas na região articular podem machucar a cartilagem e eventualmente maus alinhamentos residuais pós fraturas articulares levam a um funcionamento inadequado com desgaste precoce. Especificamente no tornozelo, por apresentar uma área pequena, ele é submetido à grandes pressões, tornando-o mais suscetível a esse tipo de osteoartrite.

O objetivo principal do tratamento é o controle da dor e devemos considerar diversos fatores no seu manejo, desde medicações analgésicas e anti-inflamatórias, infiltrações articulares e procedimentos cirúrgicos, que dependerão da qualidade da cartilagem residual.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *