Categories: Pé e Tornozelo

Osteoartrite

Podemos entender a osteoartrite, também chamada de osteoartrose, como uma lesão da cartilagem das articulações (uma ou várias), aumentando o atrito durante o movimento, o que inflama as estruturas anatômicas ao seu redor, causando dor, inchaço, rigidez e um ciclo vicioso de autoperpetuação, geralmente de caráter progressivo.

A osteoartrite pode ser originada de diversas formas:

  • Doenças reumatológicas, vão gerar inicialmente uma inflamação nas articulações, que causará a lesão inicial da cartilagem. Normalmente acomete mais de uma articulação.
  • Infecções, a pioartrite ou artrite séptica, um germe bacteriano, fúngico ou raramente viral, infecta a articulação e degrada a cartilagem.
  • Degenerativa, o uso contínuo e prolongado das articulações ao longo da nossa vida implica em um desgaste da cartilagem, podendo acarretar a osteoartrite sintomática.
  • Traumáticas, lesões diretas na região articular podem machucar a cartilagem e eventualmente maus alinhamentos residuais pós fraturas articulares levam a um funcionamento inadequado com desgaste precoce. Especificamente no tornozelo, por apresentar uma área pequena, ele é submetido à grandes pressões, tornando-o mais suscetível a esse tipo de osteoartrite.

O objetivo principal do tratamento é o controle da dor e devemos considerar diversos fatores no seu manejo, desde medicações analgésicas e anti-inflamatórias, infiltrações articulares e procedimentos cirúrgicos, que dependerão da qualidade da cartilagem residual.

Dr. Rafael Barban

Médico ortopedista graduado em Medicina na Universidade de São Paulo. Foi médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT – HC – FMUSP).

Recent Posts

Cisto Sinovial: o que é, sintomas e diagnóstico

Cisto sinovial, também conhecido como cisto ganglionar, é um nódulo não canceroso preenchido com um…

4 meses ago

Canelite: o que é, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção

As dores nas canelas são um problema comum relacionado ao exercício. O termo canelite refere-se…

11 meses ago

Neuroma de Morton – o que é, causas, sintomas e tratamento

O neuroma de Morton é uma condição que pode causar dor no antepé, devido ao…

2 anos ago

Unha Encravada

A unha encravada é uma patologia bastante comum, chegando a 20% dos atendimentos de problemas…

3 anos ago

Hálux varo

Chamamos de hálux varo quando o dedão do pé (o hálux) se distância do segundo…

4 anos ago

Hálux valgo e o joanete

O hálux é o maior dedo do pé. Anatomicamente é formado por duas falanges e…

4 anos ago