Categories: Pé e Tornozelo

Entorse de tornozelo (tornozelo torcido)

Os traumas torcionais do tornozelo podem dissipar energia em várias estruturas. Quando dissipa e lesa o osso, causa uma fratura. Por outro lado, caso o trauma torsional acometa os ligamentos do tornozelo teremos o entorse. Assim, o entorse de tornozelo é um diagnóstico que implica na lesão ligamentar e quanto mais forte for o trauma maior será a gravidade do entrose.

O tornozelo é uma região articular, encontrada na porção final da perna, sendo formado pelos maléolos medial e lateral, tálus e pilão. Todos esses ossos são firmemente estabilizados pelos diversos ligamentos que os conectam, permitindo o movimento de dorsiflexão e flexão plantar de forma segura e estável, quando andamos, corremos e pulamos.

A estrutura óssea do tornozelo forma uma pinça estável complementada pelos ligamentos, mantendo o tálus firme entre os maléolos lateral e medial. Podemos dividir os principais ligamentos do tornozelo em 3 grupos:

  • Os ligamentos laterais do tornozelo: Fibulo talar anterior, fibulo calcaneano e fibulotalar posterior;
  • Os ligamentos da sindesmose: Tibio fibular anterior, interósseos e tíbio fibular posterior; e
  • Os ligamentos mediais do tornozelo: Complexo ligamentar deltoide.

Diagnóstico de entorse de tornozelo

Para diagnosticarmos se é um entorse e qual ligamento foi lesado, é importante realizarmos um exame físico completo. A dor intensa nos entorses graves pode dificultar a localização do ponto exato de dor, mas é imprescindível identificarmos o local da dor, para avaliarmos se estamos diante de uma lesão do tornozelo do pé, uma vez que a investigação é diferente, assim como o tratamento.

Após localizarmos que a dor é no tornozelo, exames de imagem ajudam a definir o diagnóstico (principalmente se é uma fratura ou entorse). As radiografias do tornozelo são essenciais nessa fase. A ressonância magnética não é obrigatória nessa fase da investigação, porém auxilia na visualização da lesão ligamentar, assim como identificação de lesões associadas ou mais sutis, que não aparecem no raio x.

É extremamente importante fazermos o diagnóstico diferencial entre a entorse e outras possíveis lesões, como fraturas dos metatarsais, calcâneo e mediopé, luxações do mediopé, lesões osteocondrais e lesões tendíneas. Diferentes diagnósticos apresentam diferentes prognósticos e condutas.

Dependendo da gravidade da lesão do ligamento do tornozelo, o paciente terá maior ou menor dor ao colocar o pé no chão, e  assim poderemos inferir a gravidade do entorse baseado no edema (inchaço), dor e equimose.

Veja também: Fratura do tornozelo

Os entorses podem ser classificados em 3 graus:

  • Grau I: É uma distensão ligamentar, quando o ligamento é puxado, porém não se rompe.
  • Grau II: É uma lesão parcial, quando as fibras dos ligamentos não estão completamente rotas.
  • Grau III: É a lesão parcial, quando observamos uma lesão completa do ligamento.

Quanto maior o grau, o entorse irá causar mais dor, edema (o inchaço), equimose (manchas roxas na pele) e a dificuldade para andar.

Tratamento do entorse de tornozelo

Lesão dos ligamentos da Sindesmose

A lesão dos ligamentos da sindesmose é potencialmente grave. Esses ligamentos mantem a fíbula na posição correta em relação à tíbia e dessa forma permitem a amplitude de movimento correta do tálus.

Quando são lesados de modo a não conseguirem mais manter a posição correta do tálus devemos tratar de forma cirúrgica.

Lesão dos ligamentos mediais

Ainda há muita discussão sobre qual a melhor forma de tratar a lesão aguda do complexo deltoide. A maior parte das lesões são parciais e apresentam bons resultados com tratamento conservador. Mas nas lesões completas, geralmente associadas às lesões da sindesmose, o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Lesões dos ligamentos laterais

A maior parte dos entroses do tornozelo envolve esses ligamentos. A lesão aguda dos ligamentos fibulo talar anterior e fibulo calcaneano apresentam altas taxas de sucesso com o tratamento conservador, baseado em proteção, mobilidade precoce e fisioterapia.

Tratamento conservador do entorse do tornozelo

O tratamento conservador do entorse do tornozelo se baseia em mobilidade e carga precoces, protegidos com órteses, associado a reabilitação com fisioterapia.

Apesar de termos diversas possibilidades de tratamento não cirúrgico da entorse do tornozelo, como o gesso, a tala e  as órteses, com e sem carga, os melhores resultados são obtidos com órteses pré-fabricadas, que mantêm a posição adequada das estruturas do tornozelo, evitam momentos de forças torcionais e permitem carga imediata, conforme o paciente tolerar.

Essas órteses, por serem removíveis, permitem iniciar a fisioterapia imediatamente, com mobilidade e fortalecimento muscular, promovendo uma cicatrização mais eficaz dos ligamentos e retorno mais precoce às atividades habituais.

Os ligamentos do tornozelo levam informação para o cérebro da posição do pé e tornozelo em relação ao corpo, a chamada propriocepção. O treino proprioceptivo na fisioterapia é essencial para uma reabilitação plena, reestabelecendo a função, estabilidade e bem-estar do paciente.

O tratamento cirúrgico pode ser necessário nos casos de lesão aguda dos ligamentos da sindesmose, ou nos casos de lesão dos ligamentos laterais que evoluíram com instabilidade ou dor residual.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que é entorse de tornozelo?

O entorse do tornozelo é o diagnóstico da lesão dos ligamentos que auxiliam na estabilidade da articulação.

O que fazer em caso de entorse no tornozelo?

Após o trauma torsional do tornozelo é importante procurar atendimento, para diagnosticar se é uma fratura ou um entorse do tornozelo, e qual o ligamento que foi lesado.

Como curar entorse de tornozelo?

O tratamento das lesões ligamentares laterais apresentam altas taxas de sucesso com imobilização com órteses removíveis e fisioterapia.

Quanto tempo dura o tratamento do entorse no tornozelo?

O tratamento inicial dura de 3 a 8 semanas, podendo se estender mais, dependendo da gravidade, porém pode ser necessário mais tempo de reabilitação para retomar atividades esportivas prévias.

O que causa entorse no tornozelo?

Os entorses de tornozelo são causados por traumas torcionais dissipados nos ligamentos da articulação.

Dr. Rafael Barban

Médico ortopedista graduado em Medicina na Universidade de São Paulo. Foi médico residente no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT – HC – FMUSP).

View Comments

  • Oi boa noite
    Torci pé em um buraco na rua
    Desde então passo c médico ...imobilizou c gesso
    Colocando uma tala de gesso
    Da última vez médico receitou robofoot mas não consegui usar
    Tornozelo inchado dores não consigo apoiar pé no chão
    Retorno c ortopedista dia 18 de outubro
    Karina 47 anos
    Li explicativo todo Me ajudou a entender um pouco sobre tornozelo
    Obrigada

Recent Posts

Cisto Sinovial: o que é, sintomas e diagnóstico

Cisto sinovial, também conhecido como cisto ganglionar, é um nódulo não canceroso preenchido com um…

4 meses ago

Canelite: o que é, causas, diagnóstico, tratamento e prevenção

As dores nas canelas são um problema comum relacionado ao exercício. O termo canelite refere-se…

11 meses ago

Neuroma de Morton – o que é, causas, sintomas e tratamento

O neuroma de Morton é uma condição que pode causar dor no antepé, devido ao…

2 anos ago

Unha Encravada

A unha encravada é uma patologia bastante comum, chegando a 20% dos atendimentos de problemas…

3 anos ago

Hálux varo

Chamamos de hálux varo quando o dedão do pé (o hálux) se distância do segundo…

4 anos ago

Hálux valgo e o joanete

O hálux é o maior dedo do pé. Anatomicamente é formado por duas falanges e…

4 anos ago